CGU orienta cidadãos sobre denúncias de irregularidades envolvendo servidores públicos

Ação nas redes sociais esclarece sobre punições expulsivas aplicadas pelo órgão.

A Controladoria-Geral da União (CGU) lança, nesta quinta-feira (12), vídeo explicativo nas redes sociais sobre as atividades disciplinares realizadas pelo órgão. O objetivo é esclarecer à sociedade sobre o trabalho de correição realizado pela Controladoria, além de orientar os cidadãos em denúncias sobre ações irregulares de servidores públicos.

Na gravação, o corregedor-geral da União, Waldir João, destaca que mais de 5.500 expulsões já foram realizadas dentro do Poder Executivo Federal desde 2003, uma média de mais de uma por dia. “Isso reflete uma atividade constante dentro da Administração Pública Federal que tem que ser melhorada. É o que se busca dentro do Sistema de Correição”, afirma.

Além disso, Waldir João convida os cidadãos a denunciar situações que não estejam sendo realizadas de forma correta. A denúncia pode ser anônima e deve ser feita no e-OUV. O corregedor também ressalta a consolidação mensal em Relatório de Punições Expulsivas disponível no portal da CGU. Nele, é possível encontrar dados como penalidade aplicada e motivo, punições por estado e por órgão, além de números gerais.

 

Redes Sociais da CGU

A iniciativa é promovida pelas redes sociais da CGU e consiste em uma série de vídeos com dirigentes do órgão. O objetivo é esclarecer aos cidadãos sobre as atividades realizadas pela Controladoria. Em outubro, foi divulgado o primeiro vídeo da ação com a secretária de transparência e prevenção da corrupção, Patricia Audi, convidando prefeitos a aderir ao Brasil Transparente.

Fonte: http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/11/cgu-orienta-cidadaos-sobre-denuncias-de-irregularidades-envolvendo-servidores-publicos

Notícia publicada em : 27/06/2017, 12h17.