CoGMeC promove "Workshop de Introdução às Atividades Correcionais" em parceria com DiDP/ProGPe

O evento, realizado no dia 29/06/2023 em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DiDP/ProGPe), foi destinado aos membros integrantes do Banco Permanente de Comissões Disciplinares e Câmara Disciplinar Recursal do Conselho Universitário e iniciou o processo de formação em matéria disciplinar e preparo prévio para a condução de apurações e apreciação de processos correcionais. Veja a notícia completa.

No dia 29/06/2023, a Coordenadoria de Gestão e Mediação de Condutas (CoGMeC) em parceria com a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DiDP/ProGPe), promoveu o "Workshop de Introdução às Atividades Correcionais". O evento presencial foi realizado na sala de treinamentos da ProGPe, campus São Carlos e foi destinado aos membros integrantes do Banco Permanente de Comissões Disciplinares e Câmara Disciplinar Recursal do Conselho Universitário, visando fornecer uma formação inicial em matéria disciplinar e preparação prévia para a condução de apurações e experiência em processos correcionais.

Durante o Workshop, foram tratados diversos ​​assuntos relacionados às atividades correcionais, iniciando pela apresentação de dados relacionados à violência institucional pela Vice-Reitora Maria de Jesus Dutra Reis, bem como a apresentação da estrutura e organização no Poder Executivo Federal (SISCOR/CGU) pela Coordenadora Letícia de Oliveira dos Santos, além de princípios e diretrizes que regem os processos disciplinares, os meios de condução da investigação e a observação dos processos correcionais em cada uma de suas etapas. Além disso, o evento contou com a presença de especialistas na área, como o Dr. Marcelo Antônio Amorim Rodrigues, Procurador Chefe da Procuradoria Federal junto à UFSCar, José Renato Prado, Assessor de Relações Institucionais e Valderez de Fátima D'Onofre Neves, Coordenadora da CPAD entre 2013 e 2018, que compartilharam suas vivências com os participantes, apresentando recomendações de prevenção conflitos, visando sempre uma abordagem justa, respeitosa e imparcial na condução dos procedimentos disciplinares. Estiveram presentes também a equipe de Ouvidoria Silmara Helena Capovilla e Joel Carlos dos Santos, que apresentaram informações sobre o tratamento de denúncias.

O evento foi um ambiente propício para a troca de experiências entre os participantes. A interação entre os membros das comissões disciplinares permite o compartilhamento de boas práticas e o estabelecimento de contatos profissionais, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de um ambiente correcional mais eficiente e transparente.

A parceria com a DiDP/ProGPe e Administração Superior demonstra o compromisso da instituição em investir no fortalecimento das atividades correcionais no âmbito da UFSCar. A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2023 e vai ao encontro do Plano de Providências da CoGMeC, consoante à Política de Prevenção, Mitigação e Combate da Violência Institucional . O workshop de introdução representa o primeiro passo em um processo contínuo de formação em matéria disciplinar, fornecendo aos participantes a base necessária e conhecimento técnico para o desempenho de suas atribuições com excelência.

É importante destacar que a criação desse banco permanente é de extrema importância para garantir um fluxo contínuo de profissionais qualificados e preparados para lidar com as demandas correcionais no âmbito universitário. 

A expectativa é que o banco permanente de comissões disciplinares se torne um pilar fundamental no sistema de governança da universidade, promovendo a  transparência, equidade e a justiça em todos os processos correcionais. A CoGMeC reitera seu compromisso em oferecer eventos futuros e oportunidades de capacitação, visando ao aprimoramento contínuo dos membros das comissões disciplinares e à consolidação de um ambiente universitário cada vez mais íntegro, ético, harmonioso, menos violento.

Em conclusão, o Workshop de Introdução às Atividades Correcionais promovido pela CoGMeC em parceria com a DiDP/ProGPe marcou o início de um processo fundamental para a formação dos membros do Banco Permanente de Comissões Disciplinares e Câmara Disciplinar Recursal do Conselho Universitário.

Publicado em 07/07/2023.