Palestra de Promoção da Cultura da Paz no ambiente universitário: solução de conflitos por meio da autocomposição
No dia 11 de setembro, às 14h, a UFSCar receberá os palestrantes Antônio Rodrigues de Freitas Jr. e Maria Augusta Pretti Ramalho, para dialogar sobre o papel da solução pacífica de conflitos, Cultura de Paz e a experiência das câmaras de mediação. A palestra "Promoção da Cultura da Paz no ambiente universitário: solução de conflitos por meio da autocomposição" será realizada no Auditório da Reitoria e também será transmitida no canal oficial da UFSCar no Youtube (link externo). A atividade é apoiada pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e promovida pela Coordenadoria de Gestão e Mediação de Condutas (CoGMeC) e pelo Gabinete da Reitoria (GR).
Antônio Rodrigues de Freitas Jr. é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Tecnologias Digitais, Proteção Social do Migrante e Mediação de Conflitos. Foi Procurador Legislativo do Município de São Paulo, Secretário Nacional de Justiça e Diretor-Executivo da Escola do Parlamento. Em 2017, o docente foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o prêmio “Conciliar é Legal - Ensino Superior”, voltado a incentivar magistrados, servidores, advogados, instrutores, instituições e cidadãos que atuam na área da mediação de conflitos.
Maria Augusta Pretti Ramalho é advogada e servidora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui ampla formação em resolução consensual de conflitos, passando pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), do Conselho do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Atua na coordenação da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp e foi Ouvidora Geral da universidade de 2017 a 2021.
Publicado em 04/09/2025.